Após 18 anos de existência os X Gamespartem para uma nova era. A partir de 2013 serão seis eventos ao redor do mundo, e um deles será no Brasil.

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para receber os X Games Global em 2013. Foz disputou com 40 cidades ao redor do mundo todo, entre elas as capitais brasileiras São Paulo e Rio de Janeiro.

No visual do Parque Nacional do Iguaçu as grandes estrelas dos esportes de ação do mundo disputarão o primeiro X Games com proporções globais fora dos Estados Unidos, teremos pela primeira vez por aqui a mesma estrutura dos X Games de Los Angeles.

Além de Foz do Iguaçu, Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha) serão as novas cidades que receberão os X Games Global.

A três se juntarão as conhecidas Los Angeles, Aspen e Tignes para formar os X Games Global.

Os X Games são um evento de esporte anual que foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Na edição de verão, os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes modalidades: Moto, Rally, Skate e Bike BMX. Os jogos são considerados atualmente a Olimpíada dos esportes radicais, tornando-se uma referência em esportes de ação.

Acompanhe aqui no ESPN.com.br/EXPN todas as informações sobre a expansão Global dos X Games.

Snowmobile Freestyle

Leia a seguir o release da escolha das cidades dos X Games Global:

Três cidades de unirão a Los Angeles, Aspen e Tignes para sediar os X Games no começo de 2013

A ESPN, líder em conteúdos de esportes de ação e criadora dos X Games, levará o X Games Global para Foz do Iguaçu, no Brasil; Munique, na Alemanha e Barcelona na Espanha no começo de 2013.

Estas cidades se juntarão à Aspen,  Los Angeles e Tignes, França, para sediar os X Games Global.

Com relevância para a juventude contemporânea ao redor do mundo esta expansão é a transformação de uma marca de competição de esportes de ação em um estilo de vida de esportes de ação, que irá destacar novas cidades e reforçar elementos digitais e culturais ao redor do mundo.

A ESPN conduziu um processo de seleção formal que começou em maio do ano passado. O que resultou em interesses significativos de localidades por todo o mundo, os quais competiram para sediar um dos 3 eventos (que se unirão a Los Angeles, Aspen e Tignes). Começando hoje, comitês de organização global de Foz do Iguaçu, Munique e Barcelona irão colaborar com a ESPN pelos próximos 3 anos para trazer o maior evento de esportes de ação para as suas cidades, lançando anualmente, seis eventos no calendário dos X Games, entre os quais quarto serão de verão e dois de inverno.

Tom Schaar 1080

“A ESPN tem se comprometido com a franquia dos X Games por aproximadamente duas décadas e isto é extremamente animador para o futuro e este é novo epreendimento,” disse John Skipper, presidente da ESPN e co-diretor da Disney Media Networks. “Nós estamos trazendo um foco significante para esta expansão pois acreditamos em um universo que pede por estes esportes e competidores que querem dividir a experiência dos X Games com os fãs de todo o mundo.”

Travis Pastrana, ícone do Moto X e que tem 17 medalhas dos X Games, apoia a decisão daESPN de expandir os X Games globalmente. “A ESPN está dando aos atletas a oportunidade de realmente perseguir os seus sonhos, e os X Games são os maiores e mais importantes eventos já criados para os nossos esportes,” disse Pastrana. “ O conceito de trazer eles para diferentes lugares ao redor do mundo é maravilhoso, e eu estou animado para ver o que isso fará pelos esportes de ação.”

Conheça um pouco mais sobre as novas cidades que farão parte do X Games Global em 2013:

FOZ DO IGUAÇU, BRASIL

Os esportes de ação estão integrados no estilo de vida de Foz do Iguaçu, especialmente aqueles ligados a natureza e a água.  E a participação dos esportes de ação vem crescendo a cada ano.

Com uma das sete maravilhas do mundo, a cidade de Foz do Iguaçu, um patrimônio da UNESCO desde 1986 e centro para o pensamento e diálogo sobre o meio ambiente, em sua singularidade oferece a integração do evento com a natureza e o conceito de sustentabilidade é um também um pilar.

Localizada nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai, os  locais de competição dos X Games serão nas Cataratas do Iguaçu e na Usina de Itaipu.

RallyO Rally é uma das modalidades que veremos do Global X GamesFoto: CHRISTIAN PONDELLA/Shazamm/ESPN

 

 

MUNIQUE, ALEMANHA

A cidade cosmopolita de Munique oferece a paisagem perfeita para os numerosos festivais de esporte e com a maior qualidade de competições internacionais, em ambos os aspectos,  profissionais e recreativas, que os esportes já encenaram, dentro e fora da capital Bavaria.

A infraestrutura para os esportes já existe e será usada sustentavelmente: O Parque Olímpico de Munique providenciará uma área única no meio da cidade  para a competição dos X Games.

BARCELONA, ESPANHA

O retumbante sucesso da organização dos Jogos Olímpicos de 1992 contribuíram definitivamente para projetar a imagem de Barcelona para o mundo. A organização das olimpíadas melhoraram e dotaram a cidade com uma infraestrutura de primeira classe para os esportes e  desde então tem sido usada para sediar grandes eventos esportivos.

Todas as atividades dos X Games estarão concentradas na área do  ‘Montjuïc Park’s Olympic Ring’. Um espaço único que combina as facilidades para o maior nível do esporte com uma vista espetacular para a cidade. 

Sandro Dias e Bob BurnquistSandro Dias e Bob Burnquist nos X Games Brasil 2008 em São Paulo.

Calendário dos X Games em 2013: 

Aspen, Colo., EUA:                   Janeiro 24-27

Tignes, França:                         Março 20-22

Foz do Iguaçu, Brasil:                Abril 18-21

Barcelona, Espanha:                      Maio 9-12

Munique, Alemanha:                     Junho 27-30

Los Angeles, Calif., EUA:          Agosto 1-4 

A EXPANSÃO GLOBAL DOS X GAMES 

Os eventos dos X Games irão ressaltar o melhores atletas do mundo  nos esportes de ação como o BMX, Skateboard, Moto X, e Rally Car Racing nos X Games de verão; e Ski, Snowboard e Snowmobile nos Winter X Games com a paisagem de fundo da cidade e do país sede.

Cada evento dos X Games terá um caráter que o distinguirá dos outros, incluindo a introdução de novos esportes e elementos culturais que irão desenhar as cidades sedes.

Nos últimos anos os X Games tem organizado eventos pequenos, eliminatórias e demonstrações no Brasil, Canadá, China, França, Japão, Coréia, Malásia, México, Singapura, Espanha, Taiwan, Filipinas e nos Emirados Árabes.

Shaun White Nota 100

Winter X Tignes