Tony Hawk passou 10 anos de sua vida perseguindo o 900° com o skate. A manobra marcou uma era no esporte. Desde então 13 anos se passaram, e nesta semana, Tom Schaar, um garoto de 12 anos, quebrou a barreira do 900° acertando o primeiro 1080° da história.

 Tom Schaar de apenas 12 anos é o primeiro skatistaa acertar um 1080° no skateFoto: Red Bull

Tom Schaar já havia aparecido nos noticiários do skate por ter se tornado o mais jovem a entrar para o clube dos skatistas que dominam o 900°. Tom foi o terceiro skatista a acertar um 900° em uma megarrampa.

Com 12 anos,  Tom Schaar já tem 8 anos de experiência no skate. Para ele conseguir acertar a manobra algumas mudanças foram feitas na megarrampa construída na Woodward West em Tehachapi, Califórnia.

Dropando do gap de 50 pés (18 metros), Tom não tinha velocidade suficiente para conseguir girar as três voltas no quarter. Uma alternativa seria ir para o gap de 70 pés (21 metros), mas ai o problema seria o controle do skate para o giro.

Para resolver o problema, o Gap foi literalmente coberto com madeira. Uma espécie de ponte foi construída, o que deu para Tom a velocidade e o controle suficiente para a manobra.Tom SchaarPara resolver o problema foi construido uma espécie de ponte no gap da megarrampaFoto: Red Bull

As manobras de giros sempre entraram em destaque nos noticiários. Em 2010, Bob Burnquistacertou o primeiro 900° no quarter da Mega girando de fakie to fakie. Em seguida, em julho de 2011, Mitchie Brusco acertou em São Paulo o segundo 900° da história no quarter da megarrampa.

Para dar os três giros no quarter da Mega, Tom veio de fakie e logo após completar o 180° já segurou o skate de mute para as outras duas voltas e meia. Foram apenas cinco tentativas no dia que Tom realizou o feito, mas muitos outros passos foram dados até ele conquistar a manobra inédita.

Mais uma vez ficou provado que o skate não tem limites, o 1080 é mais um mito que foi quebrado. O mais surpreendente que foi quebrado por um garoto de 12 anos.Tom Schaar

Tom já tinha o domínio do 900° e do 720°, o 1080° foi o próximo passo, mas um passo gigante.Foto: Red Bull
Anúncios